O World Twenty20 é um críquete internacional torneio que apresenta todos os membros do ICC. Idealmente, este é um torneio global com todas as nações de críquete. O eventual vencedor ganha o status de World Twenty20 Champion. Além do óbvio direito de se gabar, também há algum dinheiro em jogo. O prêmio total em dinheiro é de cerca de US$ 8 milhões, com cada país participante recebendo cerca de US$ 60.000 ou até mais.
A Copa do Mundo T20 de 2022 verá 16 equipes entrarem no torneio. Dos 16, 8 equipes têm classificação direta para a fase Super 12 com base no ranking de seus países. Os quatro restantes são escolhidos após as partidas das eliminatórias, geralmente antes da Copa do Mundo.
Oito equipes iniciam a ação em dois grupos compostos por quatro países, com as duas melhores equipes de cada grupo (quatro no total) avançando para a próxima fase (Super 12s), totalizando 12 equipes. Todas as equipes dos respectivos grupos jogam entre si, com as duas melhores equipes dos grupos se classificando para as semifinais, geralmente uma partida de mata-mata.
A equipe vencedora recebe dois pontos para cada rodada, enquanto a derrota não recebe nenhum. Se não houver resultado, o que muitas vezes acontece durante um washout ou um abandono, as equipes em questão ganham um ponto cada. Sempre que houver empate na classificação do grupo, várias equipes com os mesmos pontos, o empate será desfeito com base no número de vitórias, na taxa de corridas líquidas e no resultado do confronto direto, nessa ordem.
T20 é creditado por reviver o críquete no século 21. Desde a sua criação, os jogadores foram rápidos em se adaptar às demandas do jogo, trabalhando em sua forma física, campo e arremesso. A melhor parte deste novo formato é que ele desempenha um papel complementar e não ameaça o Test Cricket de forma alguma.